Direito Civil
Relações Familiares:
O Sistema de Direito das Famílias em Chave Civilizatória Constitucional e de Direitos Humanos
Giuseppe Pietro Buono Nardella-Dellova
É preciso elevar a régua e a compreensão acerca da igualdade, liberdade, felicidade, emancipação da mulher, criança, adolescente, jovem, pessoa idosa, afetividade, complexidade das relações conjugais, intimidade, homoafetividade, pessoa com deficiência, assim como, às relações familiares socioafetivas, adoção, reconfiguração do poder dos pais, biodireito, psicanálise familiar etc. São experiências sociojurídicas que, para além do sistema civilístico, exigem um novo e vigoroso sistema de Direito Civil civilizatório.
Trata-se, assim, de um Direito Civil que em nada perde sua característica sistêmica de disciplina das relações horizontais. Ao contrário, ganha força, robustez, sentido, profundidade, eticidade e dignidade no âmbito e fontes constitucionais e humanistas. É o caminho irresistível do devir e da perfectibilidade das relações civilísticas, isto é, civilizatórias.
Este livro, organizado em 2 Partes: I - Constituição, Direitos Humanos Fundamentais e Evolução do conceito de Família; II - Do Sistema Civil-Civilizatório das Famílias e suas Relações, é a proposta de um Direito Civil que rompe a dicotomia público-privado e propicia a humanização das relações jurídicas.